Universidade Estadual da Zona Oeste (UEZO)

O novo campus será erguido em uma área com mais de 130 mil metros quadrados
Por Letícia de Oliveira Januário

Novo campus da UEZO está sendo construído
Novo campus da UEZO está sendo construído
Imprimir
Texto:
A+
A-
PUBLICIDADE

Criada em 2005, a Universidade Estadual da Zona Oeste (UEZO) é uma instituição pública de ensino superior do Rio de Janeiro. A UEZO foi fundada a fim de atender a Zona Oeste do Estado e municípios como Itaguaí e Nova Iguaçu. 

A Universidade, até janeiro 2009, era ligada a Faculdade de Tecnologia do Estado do Rio de Janeiro (FAETERJ) e operava como mais uma unidade da rede. A partir dessa data, a UEZO passou a realizar seu vestibular pelo mesmo departamento de seleção acadêmica da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ). Na mesma época, aconteceu também a fusão com o Instituto Superior de Educação da Zona Oeste (ISEZO). 

Hoje, a universidade ministra cursos de graduação superior, educação tecnológica e pós-graduação, além de cursos de extensão e pesquisas de ciências e tecnologias nas seguintes áreas: tecnologia da informação, construção naval, offshore, produção de fármacos, produção de polímeros, produção siderúrgica, química dos produtos naturais e tecnologia em biotecnologia.

Desde que iniciou suas atividades, a UEZO utiliza parte do campus do Instituto de Educação Sarah Kubitschek para o funcionamento de suas atividades acadêmicas. Entretanto, no início de 2014 começou a construção do campus da universidade. A nova sede será construída em um terreno com 135 mil metros quadrados. Nesta primeira etapa serão oito mil metros de área construída, com 50 salas de aulas, 30 laboratórios didáticos, sala de lavagem, biblioteca, auditório, refeitório, cozinha industrial. 

Endereço provisório: Av. Manual Caldeira de Alvarenga, nº 1203, Bairro Campo Grande – Rio de Janeiro/RJ

Cursos Ministrados

Unidade Universitária de Biologia
Ciências Biológicas Produção Químico-Biológica
Tecnologia em Biotecnologia

Unidade Universitária da Computação
Ciência da Computação
Tecnologia em Análise e Desenvolvimento de Sistema

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Unidade Universitária de Farmácia
Farmácia
Tecnologia em Produção de Fármacos

Unidade Universitária de Tecnologia Em Polímeros
Tecnologia em Polímeros

Unidade Universitária de Tecnologia em Construção Naval
Tecnologia em Construção Naval

Unidade Universitária de Tecnologia em Processos Metalúrgicos
Tecnologia em Processos Metalúrgicos

Unidade Universitária de Engenharia de Produção
Engenharia de Produção

Vestibular 

O Vestibular da UEZO é realizado uma vez por ano, através do centro de seleção da universidade Federal do Rio de Janeiro (UERJ). No Vestibular Estadual da UERJ são oferecidas 37% das vagas de cada curso da UEZO. O processo seletivo é formado por Exame de Qualificação e Exame Discursivo. 

Enem

A UEZO dispõem de 63% de suas vagas para o Sistema de Seleção Unificada (SiSU), cujo critério de seleção é o desempenho no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). A instituição participa das duas edições do SiSU no ano, primeiro e segundo semestre.

Cotas

A UEZO reserva 45% das vagas do vestibular e SiSU para o sistema de cotas que beneficia estudantes socioeconomicamente carentes. Os 45% são divididos da seguinte forma: 20% para negros; 20% para estudantes que tenham cursado os últimos quatro anos do ensino fundamental e todo o ensino médio na rede pública; e 5% para candidatos portadores de deficiência ou filhos de policiais civis, militares, bombeiros militares, inspetores de segurança e administração penitenciaria, mortos ou incapacitados em razão do serviço. Saiba mais!

Contato
Site: ww.uezo.rh.gov.br
Telefone:
(21) 2332-7533