Cadastre-se

UFFS (Universidade Federal da Fronteira Sul)

Por Adriano Lesme
 

A história da Universidade Federal da Fronteira Sul começa com a criação do Movimento Pró-Universidade Federal, coordenado por instituições dos três Estados da Região Sul do país. O movimento ganhou força quando o Governo Federal se comprometeu a construir novas universidades com o propósito de integração regional e internacional.

Após várias assembleias, o ministro da Educação aprovou, em junho de 2007, a ideia de uma universidade federal para o Sul do Brasil (abrangendo o norte do Rio Grande do Sul, o oeste de Santa Catarina e o sudoeste do Paraná). Em dezembro do mesmo ano foi criada a Universidade Federal para Mesorregião da Grande Fronteira do Mercosul (UFMM). Meses depois ela mudou o nome para UFFS.

No final de 2009, a Federal da Fronteira Sul realizou seu primeiro vestibular e os aprovados ingressaram no 1º semestre de 2010. Seus cursos de destaque são voltados para agricultura e meio ambiente.

Campi

Reitoria: Avenida Presidente Getúlio Vargas, 609N, Edifício Engemed, 2° andar, Bairro Centro - Chapecó/SC - Fone: (49) 3322 6253

Sede: antigo Seminário Sagrado Coração, Rua Nereu Ramos S/Nº - Chapecó/SC

Campus Cerro Largo: Seminário São José, Rua Dr. João Sebastiani, s/n - Cerro Largo/RS

Campus Erechim: Seminário Nossa Senhora de Fátima, Avenida 7 de Setembro, 1305 - Erechim/RS

Campus Laranjeiras do Sul: Campus Avançado da Unioeste, Escola Municipal Padre Gerson Calvino, Rua 7 de Setembro, 1710, Centro - Laranjeiras do Sul/PR

Campus Passo Fundo: em construção

Campus Realeza: Avenida Rubem Cesar Caselani, s/n, Bairro Cazaca - Realeza/PR

*Todos os locais são provisórios. Os campi definitivos estão sendo construídos.

Cursos

Chapecó: Administração; Agronomia com ênfase em agroecologia; Ciências da Computação; Enfermagem; Engenharia Ambiental e Energias Renováveis; Filosofia; História; Geografia; Letras (Português/Espanhol); Medicina (2014); Sociologia; Pedagogia;

Cerro Largo: Agronomia com ênfase em agroecologia; Desenvolvimento Rural e Gestão Agroindustrial; Engenharia Ambiental e Energias Renováveis; licenciatura em Ciências (Biologia, Física e Química); Letras (Português/Espanhol).

Erechim: Arquitetura e Urbanismo; Agronomia com ênfase em agroecologia; Engenharia Ambiental e Energias Renováveis; Filosofia; História; Geografia; Sociologia; Pedagogia.

Laranjeiras do Sul: Aquicultura; Agronomia com ênfase em agroecologia; Desenvolvimento Rural e Gestão Agroindustrial; Engenharia de Alimentos; licenciatura em Educação do Campo.

Passo Fundo: Medicina

Realeza: licenciatura em Ciências (Biologia, Física e Química); Letras (Português/Espanhol); Nutrição; Medicina Veterinária.

Vestibular

Para concorrer a uma vaga na UFFS, os estudantes precisam ter feito um dos últimos Enem's (Exame Nacional do Ensino Médio) realizados. Por exemplo, se o candidato almeja ingressar em 2014, ele deve ter participado do Enem 2012 ou 2013.

Cotas

As vagas reservadas para candidatos beneficiados pela Lei das Cotas são proporcionais ao percentual de estudantes matriculados no ensino médio na rede pública do Rio Grande do Sul, Paraná e Santa Catarina, o que passa de 80% nos três Estados. A UFF também reserva 5% das vagas para alunos que cursaram parcialmente o ensino médio em colégio público, sendo que 4% incide sobre as vagas reservadas para a Lei das Cotas e 1% sobre as vagas da ampla concorrência.

Site
http://www.uffs.edu.br









Receber respostas por email


  • quarta-feira | 04/06/2014 | DIONATAN

    Previsões para novos cursos em Passo Fundo. Obrigado.

  • quarta-feira | 04/06/2014 | Jessica Gonçalv...
    0 0

    Olá, Dionatan. Entre em contato com a universidade, eles poderão te informar.

  • terça-feira | 03/06/2014 | silvia cristin...

    gostaria de saber informaçôes sobre mestrado em educaçâo

  • quarta-feira | 04/06/2014 | Jessica Gonçalv...
    0 0

    Oi, Silivia. Você deve procurar esta informação no site da universidade: http://www.uffs.edu.br

Brasil Escola nas Redes Sociais