Cadastre-se

Unilab - Universidade da Integração da Lusofonia Afro-Brasileira

Por Adriano Lesme
 


Campus dos Malês

A  Universidade da Integração da Lusofonia Afro-Brasileira (Unilab) é uma das quatro instituições federais de caráter internacional que foram criadas no âmbito do Programa de Apoio a Planos de Reestruturação e Expansão das Universidades Federais (Reuni), instituído em 2007 pelo então presidente Luiz Inácio Lula da Silva.

O objetivo da instituição é a integração dos países falantes de Língua Portuguesa, de modo a contribuir para o desenvolvimento social, cultural e econômico destes. Na Unilab, metade dos alunos é de origem brasileira e a outra metade é proveniente de países de Língua Portuguesa, como Portugal, Timor-Leste, Angola, Cabo Verde, Guiné-Bissau, Moçambique e São Tomé e Príncipe.

O local escolhido para ser a sede da Unilab é o município de Redenção, localizado a 66 km de distância de Fortaleza, no Ceará. A escolha se deve ao fato de o município ser o primeiro a ter abolido a escravidão, antes mesmo da Lei Áurea.

Campus

Campus da Liberdade: Avenida da Abolição, nº 03, Centro – Redenção/CE – Fone (85) 3332-1568

Campus dos Malês: Av. Juvenal Eugênio Queiroz, s/n, Centro - São Francisco do Conde/BA. Fone (71) 3651-8250

Campus dos Palmares: Rodovia CE 060, Km51 – Acarape/CE. Fone (85) 3373-1593

Cursos presenciais

Redenção: Administração Pública; Agronomia; Bacharelado em Humanidades (BHU); Letras – Língua Portuguesa

São Francisco do Conde: Bacharelado em Humanidades (BHU) e Letras – Língua Portuguesa

Aracape: Ciências da Natureza e Matemática; Enfermagem; Engenharia de Energias.

Cursos a distância

A Coordenação de Educação Aberta e a Distância (CEAD) oferece o curso de Administração Pública. Mais informações no site do CEAD.

Vestibular

O ingresso dos estudantes brasileiros na Unilab é feito através do Sistema de Seleção Unificada (SiSU), que utiliza as notas do último Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). A previsão é de que esta forma de ingresso se mantenha para os próximos anos.

O ingresso dos estudantes estrangeiros é feito através de uma avaliação do Histórico Escolar dos candidatos. É exigida uma Média Global do Ensino Médio igual ou superior a 6,0 (na escala de 0 a 10,0).

Cotas

A Unilab cumpre a Lei das Cotas, que determina que 50% das vagas oferecidas anualmente nos cursos de graduação sejam reservadas para candidatos que cursaram todo o ensino médio em escolas públicas.

Página eletrônica
www.unilab.edu.br/







Receber respostas por email


  • terça-feira | 17/03/2015 | Neidilên...

    Ola! pertenço a República de Angola, gostaria me candidatar a uma das possiveis vaga que a vossa instituição oferece... Poderiam me esclarecer como funciona isto?

  • quinta-feira | 19/03/2015 | Lorraine Vilela Campos
    0 0

    Olá! Você deve se inscrever no vestibular, pelo sítio da Unilab, e entregar os documentos exigidos na Embaixada do Brasil localizada em seu país. Acompanhe pelo site da universidade as datas de inscrição.

  • segunda-feira | 28/07/2014 | aurenice campo...

    gostaria de saber informaçoes sobre curso de pos-graduaçao,periodo de incriçao

  • terça-feira | 29/07/2014 | Dayse Luan
    0 0

    Olá Aurenice, sobre pós se informe diretamente com a universidade.

Brasil Escola nas Redes Sociais