Universidade Metodista de São Paulo (Umesp)

Criada no final da década de 30, a Metodista de São Paulo oferece hoje 38 graduações presencias e a distância em São Bernardo do Campo.
Por Rafael Batista

Entrado do Campus Vergueiro
Entrado do Campus Vergueiro
Imprimir
Texto:
A+
A-
PUBLICIDADE

A história da Universidade Metodista de São Paulo (Umesp) começa com a criação da Faculdade de Teologia da Igreja Metodista em São Bernardo do Campo, no ano de 1938. Naquela época, a Igreja Metodista já possuía centros de ensino tecnológicos em Minas Gerais e no Rio Grande do Sul. A partir do aprimoramento em infraestrutura, o que permitiu a inserção da faculdade no universo acadêmico nacional, foi possível a criação do Instituto Metodista de Ensino Superior (IMS) no ano de 1970.

Em 1997, a instituição consolida seu projeto pedagógico e conquista o status de Universidade, aumentando o número de faculdades e cursos oferecidos. Hoje, a Umesp conta com três campi em São Bernardo, totalizando uma estrutura com mais de 117 mil metros quadrados.

São ministradas 38 graduações presencias, além de cursos na modalidade a distância (EaD) e especializações. A instituição oferece aos acadêmicos 70 espaços entre laboratórios, agências experimentais e clínicas, além de bibliotecas e anfiteatros.

Campi

Campus Rudge Ramos: Rua Alfeu Tavares, 149, Rudge Ramos – São Bernardo do Campo/SP.

Campus Planalto: Rua Dom Jaime de Barros Câmara, 1000, Planalto – São Bernardo do Campo/SP.

Campus Vergueiro: Avenida Senador Vergueiro, 1.301, Jardim do Mar – São Bernardo do Campo/SP.

Central de Relacionamento: 
Grande São Paulo (11) 4366-5000
Outras localidades 0800 889 2222

Cursos ministrados

Rudge Ramos: Administração, Administração – Comércio Exterior, Administração Financeira, Análise e Desenvolvimento de Sistemas, Automação Industrial, Ciências Biológicas, Ciências Contábeis, Ciências Econômicas, Comunicação Mercadológica, Design de Interiores, Direito, Educação Física, Engenharia Ambiental e Sanitária, Engenharia de Produção, Filosofia, Fisioterapia, Gestão da Tecnologia da Informação, Jornalismo, Letras – Língua Estrangeira, Matemática, Odontologia, Pedagogia, Produção Multimídia, Publicidade e Propaganda, Rádio TV e Internet, Relações Públicas, Secretariado Executivo Bilíngue, Sistemas de Informação e Teologia.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Planalto: Biomedicina, Ciências Biológicas, Educação Física, Enfermagem, Estética e Cosmética, Farmácia, Gastronomia, Medicina Veterinária e Psicologia.

Vergueiro: Ciências Biológicas, Gestão da Qualidade, Gestão de Recursos Humanos, Logística, Marketing e Processos Gerenciais.

Ensino a Distância

Administração, Análise e Desenvolvimento de Sistemas, Ciências Contábeis, Ciências Sociais, Gestão Ambiental, Gestão Comercial, Gestão da Tecnologia da Informação, Gestão de Seguros, Gestão Financeira, Gestão Portuária, Gestão Pública, Gestão de Recursos Humanos, Jogos Digitais, Letras – Língua Portuguesa, Logística, Marketing, Matemática, Pedagogia, Processos Gerenciais, Segurança Pública e Teologia.

Site: portal.metodista.br/ead

Vestibular

Para ingressar na Universidade Metodista existem quatro modalidades de avaliação. A primeira é a prova tradicional, com questões objetivas e uma redação. Existe outra forma de avaliação que é através da prova digital, constituída por questões objetivas, porém respondidas diretamente no computador, e a redação manuscrita.

Enem

O Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) também é uma das formas de entrada na Universidade Metodista. Os estudantes podem optar por utilizar o rendimento obtido na prova ou aliar a nota do Enem ao desempenho obtido nas provas da universidade.

Bolsas de estudos

A Umesp oferece quatro tipos de bolsa, uma delas a Bolsa Grupo familiar concede descontos a integrantes da mesma família que estudem simultaneamente na instituição. Existe também a Bolsa restituível, uma espécie de financiamento que permite aos estudantes pagar os valores relativos às mensalidades ao final do curso.

Em caso de falecimento ou desemprego do responsável legal pelo pagamento da mensalidade, a universidades concede a Bolsa Emergencial. Outros tipos de benefícios como o Programa de Financiamento Estudantil (Fies) e o Programa Universidade para Todos (ProUni), ambos do governo federal, também podem ser usufruídos pelos alunos.

Site

portal.metodista.br