Universidade São Francisco (USF)

A instituição foi criada no Rio de Janeiro e transferida para Bragança Paulista em 1976.
Por Rafael Batista

Campus em Bragança Paulista
Campus em Bragança Paulista
Imprimir
Texto:
A+
A-
PUBLICIDADE

A história da Faculdade São Francisco começa no ano de 1945 com a criação da Casa Nossa Senhora da Paz, no bairro Ipanema na cidade do Rio de Janeiro. Em 1976 a instituição transfere-se para a Bragança Paulista, no Estado de São Paulo, e assume a gestão do Instituto de Ensino Superior da Região Bragantina. Mais tarde, em 1985, as Faculdades Franciscanas passam a ser reconhecidas como Universidade São Francisco (USF).

Hoje, a instituição está presente, além de Bragança Paulista, nas cidades de Campinas (Unidades de Swift e Cambuí), Itatiba e São Paulo. A USF oferece cursos de graduação e pós-graduação, incluindo três programas de Mestrado e Doutorado. 

Os acadêmicos da universidade contam com 176 laboratórios e 7 bibliotecas, espalhados nas 5 unidades da instituição. As bibliotecas reúnem mais de 230.000 volumes e aproximadamente 1.329 periódicos impressos. O Sistema de Bibliotecas da USF permite também o acesso às bases de dados da Medline, Lilac, Rebap, Scielo, entre outras.

Unidades

Campus Bragança Paulista: Avenida São Francisco de Assis, 218 – Jd. São José, Bragança Paulista – SP. Telefone: (11) 2454-8000.

Campus Campinas – Unidade Cambuí: Rua Cel. Silva Teles, 700 (Prédio C) – Cambuí, Campinas SP. Telefone: (19) 3779-3374.

Campus Campinas – Unidade Swift: Rua Waldemar César da Silveira, 105 – Vila Cura D'Ars (SWIFT), Campinas – SP. Telefone: (19) 3779-3319.

Campus Itatiba: Rua Alexandre Rodrigues Barbosa, 45 – Centro, Itatiba – São Paulo. Telefone: (11) 4534-8000.

Campus São Paulo: Rua Antonieta Leitão, 129 – Freguesia do Ó, São Paulo. Telefone: (11) 3411-2950.

Cursos oferecidos

Bragança Paulista: Administração, Biomedicina, Ciências Contábeis, Direito, Educação Física, Enfermagem, Engenharia Ambiental e Sanitária, Engenharia Civil, Engenharia de Produção, Farmácia, Fisioterapia, Medicina, Nutrição, Odontologia, Química Industrial, Tecnologia em Gestão Ambiental, Tecnologia em Gestão da Produção Industrial, Tecnologia em Gestão da Qualidade, Tecnologia em Logística e Tecnologia em Processos Gerenciais.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Campinas – Unidade Cambuí: Administração, Direito. Educação Física, Nutrição e Tecnologia em Gastronomia.

Campinas – Unidade Swift: Administração, Arquitetura e Urbanismo, Engenharia Ambiental e Sanitária, Engenharia Civil, Engenharia de Computação, Engenharia de Produção, Engenharia Elétrica, Engenharia Mecânica, Engenharia Química, Farmácia, Fisioterapia e Psicologia.

Itatiba: Administração, Arquitetura e Urbanismo, Direito, Educação Física, Engenharia Civil, Engenharia de Computação, Engenharia de Produção, Engenharia Elétrica, Engenharia Industrial – Modalidade Mecânica, Engenharia Mecânica, Engenharia Química, Psicologi e Tecnologia em Análise e Desenvolvimento de Sistemas.

São Paulo: Administração, Direito, Educação Física, Psicologia e Serviço Social.

Educação a Distância

Tecnologia em Processos Gerenciais.

Vestibular

O Processo Seletivo para ingresso na Universidade São Francisco acontece duas vezes por ano. As provas são aplicadas, dependendo do curso, em duas ou quatro fases, devendo o estudante classificado na fase anterior manifestar o desejo de participar das provas da etapa subsequente.

A instituição realiza também o Vestibular In Company, um programa que permite ao estudante, dependendo de convênios e números de inscritos, realizar a prova na sede da empresa em que trabalha ou na escola em que estuda.

Enem

Em todos os cursos terá pelo menos uma fase do vestibular na qual será aproveitada a nota obtida no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem).

Bolsas

A USF permite aos estudantes financiar até 100% o valor da graduação através do Fies. Além disso, são disponibilizadas bolsas integrais ou parciais pelo Programa Universidade Para Todos (ProUni), atualmente são cerca de 1.500 alunos beneficiados com a bolsa.

Site

http://usf.com.br/

Redes sociais

Facebook | Twitter