Universidade Veiga de Almeida (UVA)

A Universidade Veiga de Almeida (UVA) é uma instituição privada com seis campi espalhados pelo Rio de Janeiro.
Por Letícia de Oliveira Januário

Campus Tijuca
Campus Tijuca
Imprimir
Texto:
A+
A-
PUBLICIDADE

A Universidade Veiga de Almeida (UVA) teve início em 1933, quando Mário Veiga de Almeida e sua irmã Maria Anunciação de Almeida começaram a alfabetizar crianças que, com dificuldade de leitura, não conseguiam acompanhar a catequese. Em 1937 foi criada a primeira escola, o Colégio Sagrado Coração de Jesus, e na década de 50 foi criado o Colégio Veiga de Almeida, que já contava nessa época com cerca de 3 mil alunos. 

O ensino superior teve início em 1971, com a criação da Escola de Engenharia Veiga de Almeida, com os cursos de Engenharia Civil e Engenharia Elétrica. O reconhecimento, por parte do Ministério da Educação e Cultura (MEC), veio através da criação de novos cursos em 1992. 

Campus Centro: Rua Teófilo Otoni, 123, Centro - Rio de Janeiro/RJ 

Campus Tijuca: Rua Ibituruna, 108, Tijuca - Rio de Janeiro/RJ 

Campus Barra – Marapendi: Av. Gal. Felicissimo Cardoso, 500, Barra da Tijuca - Rio de Janeiro/RJ 

Campus Barra – Downtown: Av. das Américas, 500, Barra da Tijuca - Rio de Janeiro/RJ 

Campus Cabo Frio: Estrada Perynas, S/N, Perynas - Cabo Frio/RJ 

Cursos Ministrados

Campus Tijuca: Administração, Ciência da Computação, Ciências Biológicas - Bacharelado (Ênfase em Ecologia), Ciências Biológicas - Licenciatura, Ciências Contábeis, Comunicação Social - Jornalismo, Comunicação Social - Publicidade e Propaganda, Design de Moda, Direito, Enfermagem, Engenharia Ambiental, Engenharia Civil, Engenharia da Computação, Engenharia de Petróleo e Gás, Engenharia de Produção, Engenharia Elétrica, Farmácia, Fisioterapia, Fonoaudiologia, História, Letras – Português/Inglês, Letras - Português/Literaturas, Nutrição, Odontologia, Pedagogia - Licenciatura, Psicologia, Relações Internacionais, Serviço Social e Turismo.

Campus Centro: Administração, Ciências Contábeis, Engenharia de Produção e Relações Internacionais. 

Campus Barra/Marapendi: Psicologia, Engenharia Elétrica, Engenharia de Produção, Engenharia de Petróleo e Gás, Engenharia da Computação, Engenharia Civil, Engenharia Ambiental e Design de Moda. 

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Campus Barra/Downtown: Administração, Ciência da Computação, Ciências Contábeis, Comunicação Social – Publicidade e Propaganda, Direito, Economia, Relações Internacionais e Sistemas da Informação. 

Campus Cabo Frio: Administração, Ciências Contábeis, Comunicação Social – Jornalismo, Comunicação Social – Publicidade e Propaganda, Direito, Educação Físcia, Enfermagem, Engenharia Ambiental, Engenharia Civil, Engenharia de Produção, Fisioterapia, Pedagogia – Licenciatura, Psicologia, Serviço Social e Turismo.

Vestibular

O vestibular tradicional da UVA acontece duas vezes por ano. Os candidatos são avaliados por meio de uma redação sobre um tema atual e uma prova de conhecimentos gerais do Ensino Médio, com 20 questões de múltipla escolha. A universidade também disponibiliza aos candidatos provas agendadas. 

Enem

Os candidatos que obtiveram nota acima de 400 pontos no conjunto de provas do Enem (Exame Nacional do Ensino Médio) podem concorrer a uma vaga sem precisar do vestibular.

Bolsas e Financiamento

A Universidade possui um programa de bolsas de estudos para candidatos que possuem renda bruta familiar per capita de até três salários-mínimos. O programa oferece bolsas com desconto de até 100% no valor da mensalidade. 

O preenchimento das bolsas de estudo será feito pelos candidatos com o maior número de pontos. Havendo candidatos ocupando idêntica classificação, com o mesmo número de pontos, o desempate será feito levando-se em consideração a nota obtida na redação. Persistindo o empate, terá preferência o de mais idade. 
 
A UVA tem convênio com o FIES, programa do Ministério da Educação que visa o atendimento do aluno das instituições privadas com a finalidade de financiar suas mensalidades, e o Programa PRAVALER.

Contato
Site: www.uva.br
Telefones: (21) 2574-8888 e 0800 024 6172