Universidade de Pernambuco (UPE)

Instituição pública está presente em dez cidades do Estado, oferecendo cursos de graduação presenciais e a distância
Por Silvia Tancredi

Universidade de Pernambuco
UPE conta com 11 campi em todas as regiões do Pernambuco
Imprimir
Texto:
A+
A-
PUBLICIDADE

A concepção da Universidade de Pernambuco (UPE) nasceu em 1965, quando o Governo do Estado criou a Fundação de Ensino Superior de Pernambuco (FESP), que abrangia instituições de ensino superior do estado. Em 1990, a FESP foi extinta e, então, foi criada a Fundação Universidade de Pernambuco, instituição de direito público que se tornou a mantenedora da UPE.

Com 15 unidades de ensino e três hospitais, a UPE marca presença em todas as regiões do Pernambuco. Os 11 campi situam-se na capital Recife e na região metropolitana, em em Nazaré da Mata, Caruaru, Garanhuns, Arcoverde, Salgueiro, Petrolina, Serra Talhada e Palmares.

No total, a UPE oferece 54 opções de cursos de graduação presenciais e a distância. O ingresso às carreiras é feito pelo Sistema de Seleção Unificada (SiSU), que usa as notas do Enem, e pelo Sistema Seriado de Avaliação (SSA).

Campus Benfica: Rua Benfica, nº 455, bairro Madalena - Recife/PE. Telefone (81) 3181-8600 / 3184-7500

Campus Santo Amaro: Rua Arnóbio Marques, 310, Santo Amaro – Recife/PE. Telefone (81) 3183-3536 / 3354 / 3301 / 3600

Campus Camaragibe: Avenida Gal. Newton Cavalcanti, nº 1650 – Camaragibe/PE. Telefone (81) 33458-1000

Campus Caruaru: BR 104, KM 62, Polo Comercial de Caruaru, Nova Caruaru – Caruaru/PE. Telefone (81) 3719-9448: 

Campus Garanhuns: Rua Capitão Pedro Rodrigues, nº 105, bairro São José – Garanhuns/PE. Telefone (87) 3761-8212

Campus Petrolina: BR 203, KM 2– Petrolina/PE. Telefone (87) 3866-6470

Campus Salgueiro: Rua Antônio Figueira Sampaio, Augusto Sampaio– Salgueiro/PE. Telefone (87) 3871-0217

Campus Serra Talhada: Av. Afonso Magalhães, s/n, Bairro Nossa Senhora da Conceição – Serra Talhada/PE. Telefone (87) 3831-2311

Campus Mata Norte: Rua Professor Américo Brandão, nº 43, Centro – Nazaré da Mata/PE. Telefone (81) 3633-4600

Campus Mata Sul: BR 101, km 183 Sul, S/N (Interior da FAMASUL) – Nova Palmares – Palmares/PE. Telefone (81) 3662-0172

Campus Avançado de Arcoverde: Rua Gumercindo Cavalcanti, nº 420, bairro São Cristóvão – Arcoverde/PE. Telefone (87) 3822-6624 / 3821-1579

Tópicos deste artigo

Cursos

Nazaré da Mata: licenciaturas em Letras (Português/Inglês), Letras (Português/Espanhol), Geografia, História, Ciências Biológicas, Matemática, Pedagogia; Tecnologia em Gestão de Logística.

Garanhuns: licenciaturas em Letras; Geografia; História; Ciências Biológicas; Matemática; Pedagogia; Computação; bacharealdos em Engenharia de Software, Psicologia, Medicina.

Petrolina: licenciaturas em Letras (Português/Inglês), Letras (Português/Espanhol), Geografia, História, Ciências Biológicas, Matemática, Pedagogia; bacharelados em Enfermagem, Fisioterapia, Nutrição.

Recife Benfica: Administração, Direito, Engenharia Civil, Engenharia Mecânica Industrial, Engenharia de Controle e Automação, Engenharia Elétrica Eletrotécnica, Engenharia Elétrica Eletrônica, Engenharia Elétrica e Telecomunicações, Engenharia da Computação, Física de Materiais.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Recife Santo Amaro: licenciatura em Ciências Sociais, Física; bacharelados em Ciências Biológicas, Educação Física, Enfermagem, Medicina, Odontologia, Saúde Coletiva.

Caruaru: Administração, Sistema de Informação.

Salgueiro: Administração.

Arcoverde: Direito, Odontologia.

Serra Talhada: Medicina.

Palmares: Administração, Serviço Social.

Cursos a Distância

Licenciatura em Ciências Biológicas, Licenciatura em Letras, Licenciatura em Pedagogia, Bacharelado em Administração Pública. 

Os cursos via Ensino a Distância (EaD) da UPE contam com polos de ensino em Afrânio, Cabrobó, Floresta, Garanhuns, Gravatá, Ouricuri, Palmares, Santa Cruz, Surubim e Tabira. 

Vestibular e Enem

O ingresso aos cursos de graduação da UPE é feito por meio do Sistema de Seleção Unificada (SiSU), que usa as notas do Enem para avaliar os candidatos. 

Metade das vagas anuais da instituição são preenchidas por meio do Sistema Seriado de Avaliação (SSA), que é vestibular seriado do UPE. Esse sistema sofreu alterações nos últimos anos e a nova estrutura será implantada pela primeira vez em 2022.

No SSA da UPE, os estudantes são avaliados ao final de cada um dos três anos do ensino médio. Veja abaixo os detalhes:

=>SSA 1 e SSA 2: avalia a formação geral básica dos participantes. O SSA 1 compõe 30% da nota e o SSA 2, mais 30% da nota final.

As provas de ambas as etapas geralmente são aplicadas em dois dias em dezembro. Os estudantes respondem 90 questões objetivas de Linguagens e Códigos, Ciências da Natureza, Ciências Humanas e Matemática. 

=>SSA 3: avalia a formação geral básica e os itinerários formativos. No total, o SSA 3 vale 40% da nota final, que é dividida em Provas de Formação Geral Básica (20%); Redação (20%) e Itinerários Formativos (60%).

As provas do SSA 3 são realizadas em dois dias, também em dezembro. Confira a distribuição: 

    • 1º dia: redação e 40 questões objetivas de disciplinas do ensino médio
    • 2º dia: 60 questões sobre os Itinerários Formativos. Segundo a universidade, os itinerários são definidos conforme a escolha do curso de graduação pelo candidato.      

Cotas 

Em 2022, a UPE determinou que 30% das vagas oferecidas destinam-se a estudantes egressos de escolas públicas que cursaram integral, exclusiva e regularmente os anos finais do Ensino Fundamental (6° ao 9° ano) e todos os anos do Ensino Médio, comprovado no ato da matrícula.

Site 

Facebook | Instagram