Cadastre-se

Universidade de São Paulo (USP)

Por Adriano Lesme
 


Cidade Universitária

Criada em 1934, a Universidade de São Paulo atualmente ocupa o posto de maior instituição de ensino do Brasil, terceira maior da América Latina e uma das cem maiores do mundo. A universidade foi originada através do decreto estadual nº 6.283, de 25 de janeiro de 1934, por decisão do governador de São Paulo, Armando de Salles Oliveira.

Cidade Universitária (Sede): Av. Prof. Luciano Gualberto, Travessa 3, 71, Cidade Universitária - São Paulo/SP. Telefone: (11) 3091-4600.

Escola de Artes, Ciências e Humanidades (EACH USP Leste): Av. Arlindo Bettio, 1.000, Ermelino Matarazzo - São Paulo/SP.

Faculdade de Direito: Largo São Francisco, 95 - São Paulo-SP. Telefone (11) 3111-4000.

Faculdade de Medicina: Av. Dr. Arnaldo, 455, Cerqueira César - São Paulo/SP. Telefone: (11) 3061-7000.

Escola de Enfermagem: Av. Dr. Enéas de Carvalho Aguiar, 419 - São Paulo/SP. Telefone (11) 3061-7532.

Faculdade de Saúde Pública: Av. Dr. Arnaldo, 715 - São Paulo/SP. Telefone: (11) 3061-7733.

Bauru: Al. Dr. Octávio Pinheiro Brisolla - Bauru/SP. Telefone: (14) 3235-8204.

Lorena: Rodovia Itajuba-Lorena, Km 74,5, Campinho - Lorena/SP.

Piracicaba: Av. Pádua Dias, 11 - Piracicaba/SP.

Pirassununga: Av. Duque de Caxias Norte, 225 - Pirassununga/SP. Telefone: (19) 3565-4000.

Ribeirão Preto: Av. Bandeirantes, 3.900, Monte Alegre - Ribeirão Preto/SP.

Santos: Escola Cesário Bastos, Vila Mathias, Centro - Santos/SP. 

São Carlos: Av. Trabalhador São-carlense, 400, Arnold Schimidt - São Carlos/SP.

Ensino a Distância

A USP oferece o curso semipresencial de Licenciatura em Ciências, através da Universidade Virtual do Estado de São Paulo (Univesp).

Cursos Ministrados

Cidade Universitária: Administração, Arquitetura e Urbanismo, Artes Cênicas, Astronomia, Audiovisual, Biblioteconomia, Ciências Biomédicas, Ciência da Computação, Ciências Contábeis, Ciências Farmacêuticas, Ciências Fundamentais de Saúde, Ciências Sociais, Design, Economia, Editoração, Educomunicação, Engenharia, Esporte, Estatística, Farmácia- Bioquímica, Filosofia, Física, Fisioterapia, Fonoaudiologia, Geofísica, Geografia, História, Jornalismo, Letras, Matemática, Matemática Aplicada, Matemática Aplicada e Computacional, Medicina Veterinária, Meteorologia, Oceanografia, Odontologia, Publicidade e Propaganda, Química, Química Ambiental, Relações Internacionais, Relações Públicas, Terapia Ocupacional, Turismo.

USP Leste: Educação Física e Saúde, Licenciatura em Ciências da Natureza, Gerontologia, Gestão Ambiental, Gestão de Políticas Públicas, Lazer e Tursimo, Marketing, Obstetrícia, Sistemas de Informação, Têxtil e Moda.

Faculdade de Direito: Direito

Faculdade de Medicina: Medicina

Escola de Enfermagem: Enfermagem (licenciatura, Médico-Cirúrgica, Saúde Pública, Obstétrica)

Faculdade de Saúde Pública: Nutrição, Saúde Pública.

Bauru: Fonoaudiologia, Odontologia.

Lorena: Engenharia Física, Engenharia Química, Engenharia Bioquímica, Engenharia de Materiais, Engenharia Industrial Química.

Piracicaba: Ciência dos Alimentos, Economia, Engenharia Agrônoma, Engenharia Florestal, Gestão Ambiental.

Pirassununga: Engenharia de Alimentos, Medicina Veterinária e Zootecnia.

Ribeirão Preto: Administração, Ciências Contábeis, Ciências de Informação e da Documentação, Ciências Econômicas, Direito, Economia Empresarial e Controladoria, Enfermagem, Farmácia Bioquímica, Física Médica, Fisioterapia, Fonoaudiologia, Informática Biomédica, Matemática Aplicada a Negócios, Medicina, Nutrição, Nurtição e Metabolismo, Odontologia, Psicologia, Química, Terapia Ocupacional.

Santos: Engenharia do Petróleo, Licenciatura em Ciências .

São Carlos: Arquitetura e Urbanismo, Ciência da Computação, Ciências Físicas e Moleculares, Engenharia Aeronáutica, Engenharia Civil, Engenharia da Computação, Engenharia da Produção Mecânica, Engenharia Elétrica, Engenharia Mecânica, Engenharia Mecatrônica, Física, Física Computacional, Informática, Matemática Aplicada e Computação Científica, Química.

Vestibular

É feito através de provas presenciais, em duas fases. É um dos vestibulares mais concorridos do Brasil, aplicado pela Fuvest. Para saber tudo sobre a Fuvest e sobre o vestibular da USP, clique aqui.

Cotas

A USP possui o Programa de Inclusão Social (Inclusp) que concede bônus no vestibular da Fuvest para quem já terminou o ensino médio na rede pública ou para quem ainda está no ensino médio em escola pública, mas não fez o ensino fundamental integralmente na rede pública. Para saber mais, clique aqui.

Além do Inclusp, existe o Programa de Avaliação Seriada (Pasusp). Ele também concede bônus no vestibular da Fuvest, mas para estudantes do 2º e 3º ano do ensino médio que cursaram, integralmente, os ensinos fundamental e médio em escolas públicas brasileiras. Para mais informações sobre o Pasusp, clique aqui.

Site
www.usp.br









Receber respostas por email


  • sexta-feira | 05/09/2014 | mariana

    sou estrangeira (Angolana)estou terminando a faculdade de medicina,,e gostaria de saber o que faço para fazer a minha especialidade ai

  • segunda-feira | 08/09/2014 | Dayse Luan
    0 0

    Olá Mariana, este não é o site da USP, entre em contato com eles através desta página: http://www5.usp.br/fale-com-a-usp/

  • sábado | 02/08/2014 | Rafael alves

    Gostaria de receber um email falando quando as inscrições estarão aberto..,

  • sábado | 02/08/2014 | Dayse Luan
    0 0

    Olá Rafael, confira todas as datas no Manual: http://vestibular.brasilescola.com/noticias/fuvest-divulga-manual-candidato-vestibular-2015/328047.html

Brasil Escola nas Redes Sociais