Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)

Universidade conta com campus em 13 cidades do Paraná, como Curitiba e Londrina
Por Jessica Gonçalves Pereira , Silvia Tancredi

Unidades de Curitiba
Unidades de Curitiba
Crédito da Imagem: Divulgação UTFPR
Imprimir
Texto:
A+
A-
PUBLICIDADE

A Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) nasceu em 1910 com a criação da Escola de Aprendizes Artífices em várias capitais do Brasil. Em 1942, o Liceu passa a se chamar Escola Técnica de Curitiba. A partir do próximo ano começaram a ser lecionados os primeiros cursos técnicos.

No ano de 1959, a universidade passou a chamar-se Escola Técnica Federal do Paraná. Só em 1978 a instituição passou a ser Centro Federal de Educação Tecnológica do Paraná (Cefet-PR) que, em 1990, teve uma expansão para o interior do Estado, ganhando novas unidades.

Em 2005, a instituição tornou-se definitivamente a UTFPR, a primeira especializada do país com cursos superiores de tecnologia, bacharelado e licenciatura. Há também programas de pós-graduação, mestrado e doutorado.

Tópicos deste artigo

Campus da UTFPR

Campus Apucarana: Rua Marcílio Dias, 635, Jardim Paraíso - Apucarana/PR. Telefone: (43) 3425-6460.

Campus Campo Mourão: Rod. BR 369, Km 0,5, Zona Rural - Campo Mourão/PR. Telefone: (44) 3518-1400.

Campus Cornélio Procópio: Av. Alberto Carazzai, 1.640, Centro - Cornélio Procópio/PR. Telefone: (43) 3520-4000/4002.

Campus Curitiba (Centro): Av. 7 de setembro, 3.165, Rebouças - Curitiba/PR. Telefone: (41) 3310-4845.

Campus Curitiba (Ecoville): Rua Deputado Heitor Alencar Furtado, 4900, Ecoville - Curitiba/PR. Telefone (41) 3373-0832

Campus Dois Vizinhos: Estr. para a Boa Esperança, Km 4, Comunidade São Cristovão - Dois Vizinhos/PR. Telefone: (46) 3536-3663.

Campus Francisco Beltrão: Linha Sta. Barbara, s/n - Francisco Beltrão/PR. Telefone: (46) 3523-7111.

Campus Guarapuava: Rua Presidente Zacarias de Góes, 875 – Santa Cruz. Telefone: (42) 3626-2300.

Campus Londrina: Avenida dos Pioneiros, 3.131- Londrina/PR. Telefone: (43) 3029-3226.

Campus Medianeira: Av. Brasil, 4.232, Prq. Independência - Medianeira/PR. Telefone: (45) 3240-8000.

Campus Pato Branco: Via do Conhecimento, Km 1, Fraron - Pato Branco/PR. Telefone: (46) 3220-2511.

Campus Ponta Grossa: Av. Monteiro Lobato, s/n, Km 4, Guaraúna - Ponta Grossa/PR. Telefone: (42) 3220-4800.

Campus Santa Helena: Prolongamento da Rua Cerjeira, s/n, Bairro São Luiz – Santa Helena/PR. Telefone: (45) 320-8076.

Campus Toledo: Rua Cristo Rei, 19 - Toledo/PR. Telefone: (45) 3379-6800.

Cursos 

Apucarana: Engenharia Química, Engenharia Têxtil, Tecnologia em Design de Modas, Tecnologia em Processos Químicos.

Campo Mourão: Ciência da Computação, Engenharia Ambiental, Engenharia de Alimentos, Engenharia Civil, Engenharia Eletrônica, Tecnologia em Alimentos, Química.

Cornélio Procópio: Engenharia de Controle e Automação, Engenharia de Computação, Engenharia Elétrica, Engenharia Mecânica, Matemática, Tecnologia em Análise e Desenvolvimento de Sistemas, Tecnologia em Automação Industrial, Tecnologia em Manutenção Industrial.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Curitiba: Administração, Arquitetura e Urbanismo, Design, Educação Física, Engenharia Civil, Engenharia de Computação, Engenharia de Controle e Automação, Engenharia Elétrica, Engenharia Eletrônica, Engenharia Mecânica, Física, Letras, Matemática, Química, Sistemas de Informação, Tecnologia em Automação Industrial, Tecnologia em Comunicação Institucional, Tecnologia em Design Gráfico, Tecnologia em Mecatrônica Industrial, Tecnologias em Processos Ambientais, Tecnologia em Radiologia, Tecnologia em Sistemas de Telecomunicações.

Dois Vizinhos: Agronomia, Licenciatura em Ciências Biológicas, Licenciatura em Educação do Campo, Engenharia Florestal, Tecnologia em Horticultura, Zootecnia.

Francisco Beltrão: Licenciatura em Informática, Engenharia Ambiental, Tecnologia em Alimentos.
Guarapuava: Engenharia Civil, Engenharia Mecânica, Tecnologia em Manutenção Industrial, Sistemas para Internet.

Londrina: Licenciatura em Química, Engenharia Ambiental, Engenharia de Materiais, Engenharia de Produção, Engenharia Mecânica, Tecnologia em Alimentos.

Medianeira: Ciência da Computação, Engenharia Ambiental, Engenharia de Alimentos, Engenharia de Produção, Engenharia Elétrica, Licenciatura em Química,Tecnologia em Alimentos, Tecnologia em Análise e Desenvolvimento de Sistemas, Tecnologia em Gestão Ambiental, Tecnologia em Manutenção Industrial.

Pato Branco: Administração, Agronomia, Ciências Contábeis, Engenharia Civil, Engenharia de Computação, Engenharia Elétrica, Engenharia Mecânica, Licenciatura em Letras Português/Inglês, Licenciatura em Matemática, Química, Tecnologia em Análise e Desenvolvimento de Sistemas, Tecnologia em Manutenção Industrial.

Ponta Grossa: Ciência da Computação, Engenharia Eletrônica, Engenharia de Produção em Controle e Automação, Engenharia de Produção Mecânica, Engenharia de Produção,  Engenharia Mecânica, Engenharia Química, Licenciatura Interdisciplinar em Ciências Naturais, Tecnologia em Alimentos, Tecnologia em Análise e Desenvolvimento de Sistemas, Tecnologia em Automação Industrial, Tecnologia em Fabricação Mecânica.

Santa Helena: Ciencia da Computação, Licenciatura em Ciências Biológicas

Toledo: Licenciatura em Matemática, Engenharia Civil, Engenharia Eletrônica, Tecnologia em Processos Químicos, Tecnologia em Sistemas para Internet.

Ensino a Distância

Não possui cursos de graduação a distância, só especialização e técnicos.

Vestibular

Durante 13 anos, a UTFPR adotou o Sistema de Seleção Unificada (SiSU), que usa as notas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), como forma de ingresso.

Em março de 2023, a instituição avisou que retornaria ao vestibular. O processo seletivo conta com uma redação e 60 questões objetivas de conhecimentos gerais.

Cotas

Pelo menos metade das vagas do vestibular da UTFPR é destinada ao Programa de Ações Afirmativas, que reserva oportunidades a candidatos que cursaram todo o ensino médio na rede pública. 

O processo seletivo reserva ainda vagas para candidatos com renda familiar bruta per capita igual ou inferior a 1,5 salário mínimo, pretos, pardos ou indígenas e com deficiência.

Site

www.utfpr.edu.br