Cadastre-se

Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)

Por Jessica Gonçalves Pereira
 


Unidades de Curitiba

A Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) nasceu em 1910 com a criação da Escola de Aprendizes Artífices em várias capitais do Brasil. Em 1937 a instituição tornou-se Liceu Industrial do Paraná, passando a ministrar o ensino de 1º Grau. Com a organização do ensino técnico industrial no Brasil, em 1942, o Liceu passa a se chamar Escola Técnica de Curitiba. A partir do próximo ano começaram a ser lecionados os primeiros cursos técnicos.

No ano de 1959 o ensino técnico brasileiro sofreu nova mudança, sendo unificado por legislação. A Escola ganhou mais autonomia e um novo nome: Escola Técnica Federal do Paraná. Só em 1978 a instituição passou a ser Centro Federal de Educação Tecnológica do Paraná (Cefet-PR) que, em 1990, teve uma expansão para o interior do Estado, ganhando novas unidades.

Após anos de preparo e o aval do governo, em 2005, a instituição ganhou status definitivo, tornando-se Universidade Federal Tecnológica do Paraná (UTFPR), a primeira especializada do país. Hoje a UTFPR oferece 89 cursos superiores de tecnologia, bacharelado e licenciatura. Há também programas de pós-graduação, mestrado e doutorado. São 13 campus no Estado e 33 polos distribuídos no Paraná e São Paulo. A Universidade possui cerca de 2 mil professores e mil técnico-administrativos. Já o número de estudantes gira em torno de 25 mil. 

Campus Apucarana: Rua Marcílio Dias, 635, Jardim Paraíso - Apucarana/PR. Telefone: (43) 3425-6460.

Campus Campo Mourão: Rod. BR 369, Km 0,5, Zona Rural - Campo Mourão/PR. Telefone: (44) 3518-1400.

Campus Cornélio Procópio: Av. Alberto Carazzai, 1.640, Centro - Cornélio Procópio/PR. Telefone: (43) 3520-4000/4002.

Campus Curitiba (Centro): Av. 7 de setembro, 3.165, Rebouças - Curitiba/PR. Telefone: (41) 3310-4845.

Campus Curitiba (Ecoville): Rua Deputado Heitor Alencar Furtado, 4900, Ecoville - Curitiba/PR. Telefone (41) 3373-0832

Campus Dois Vizinhos: Estr. para a Boa Esperança, Km 4, Comunidade São Cristovão - Dois Vizinhos/PR. Telefone: (46) 3536-3663.

Campus Francisco Beltrão: Linha Sta. Barbara, s/n - Francisco Beltrão/PR. Telefone: (46) 3523-7111.

Campus Guarapuava: Rua Presidente Zacarias de Góes, 875 – Santa Cruz. Telefone: (42) 3626-2300.

Campus Londrina: Avenida dos Pioneiros, 3.131- Londrina/PR. Telefone: (43) 3029-3226.

Campus Medianeira: Av. Brasil, 4.232, Prq. Independência - Medianeira/PR. Telefone: (45) 3240-8000.

Campus Pato Branco: Via do Conhecimento, Km 1, Fraron - Pato Branco/PR. Telefone: (46) 3220-2511.

Campus Ponta Grossa: Av. Monteiro Lobato, s/n, Km 4, Guaraúna - Ponta Grossa/PR. Telefone: (42) 3220-4800.

Campus Santa Helena: Prolongamento da Rua Cerjeira, s/n, Bairro São Luiz – Santa Helena/PR. Telefone: (45) 320-8076.

Campus Toledo: Rua Cristo Rei, 19 - Toledo/PR. Telefone: (45) 3379-6800.

Cursos Ministrados

Apucarana: Engenharia Química, Engenharia Têxtil, Tecnologia em Design de Modas, Tecnologia em Processos Químicos.

Campo Mourão: Ciência da Computação, Engenharia Ambiental, Engenharia de Alimentos, Engenharia Civil, Engenharia Eletrônica, Tecnologia em Alimentos, Química.

Cornélio Procópio: Engenharia de Controle e Automação, Engenharia de Computação, Engenharia Elétrica, Engenharia Mecânica, Matemática, Tecnologia em Análise e Desenvolvimento de Sistemas, Tecnologia em Automação Industrial, Tecnologia em Manutenção Industrial.

Curitiba: Administração, Arquitetura e Urbanismo, Design, Educação Física, Engenharia Civil, Engenharia de Computação, Engenharia de Controle e Automação, Engenharia Elétrica, Engenharia Eletrônica, Engenharia Mecânica, Física, Letras, Matemática, Química, Sistemas de Informação, Tecnologia em Automação Industrial, Tecnologia em Comunicação Institucional, Tecnologia em Design Gráfico, Tecnologia em Mecatrônica Industrial, Tecnologias em Processos Ambientais, Tecnologia em Radiologia, Tecnologia em Sistemas de Telecomunicações.

Dois Vizinhos: Agronomia, Licenciatura em Ciências Biológicas, Licenciatura em Educação do Campo, Engenharia Florestal, Tecnologia em Horticultura, Zootecnia.

Francisco Beltrão: Licenciatura em Informática, Engenharia Ambiental, Tecnologia em Alimentos.
Guarapuava: Engenharia Civil, Engenharia Mecânica, Tecnologia em Manutenção Industrial, Sistemas para Internet.

Londrina: Licenciatura em Química, Engenharia Ambiental, Engenharia de Materiais, Engenharia de Produção, Engenharia Mecânica, Tecnologia em Alimentos.

Medianeira: Ciência da Computação, Engenharia Ambiental, Engenharia de Alimentos, Engenharia de Produção, Engenharia Elétrica, Licenciatura em Química,Tecnologia em Alimentos, Tecnologia em Análise e Desenvolvimento de Sistemas, Tecnologia em Gestão Ambiental, Tecnologia em Manutenção Industrial.

Pato Branco: Administração, Agronomia, Ciências Contábeis, Engenharia Civil, Engenharia de Computação, Engenharia Elétrica, Engenharia Mecânica, Licenciatura em Letras Português/Inglês, Licenciatura em Matemática, Química, Tecnologia em Análise e Desenvolvimento de Sistemas, Tecnologia em Manutenção Industrial.

Ponta Grossa: Ciência da Computação, Engenharia Eletrônica, Engenharia de Produção em Controle e Automação, Engenharia de Produção Mecânica, Engenharia de Produção,  Engenharia Mecânica, Engenharia Química, Licenciatura Interdisciplinar em Ciências Naturais, Tecnologia em Alimentos, Tecnologia em Análise e Desenvolvimento de Sistemas, Tecnologia em Automação Industrial, Tecnologia em Fabricação Mecânica.

Santa Helena: Ciencia da Computação, Licenciatura em Ciências Biológicas

Toledo: Licenciatura em Matemática, Engenharia Civil, Engenharia Eletrônica, Tecnologia em Processos Químicos, Tecnologia em Sistemas para Internet.

Ensino a Distância

Não possui cursos de graduação a distância, só especialização e técnicos.

Site: ead.utfpr.edu.br

Vestibular

A UTFPR adotou, a partir do Vestibular de Verão 2010, o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) como critério único de seleção, por meio do Sistema de Seleção Unificada (SiSU).

Cotas

Reserva 50% das vagas de cada curso para candidatos que concluíram o Ensino Médio em escolas públicas, sendo que após a 3ª chamada não há reserva de vagas para cotistas. Para concorrer por esse sistema, o candidato deve fazer a opção no ato da inscrição no SiSU.

Site
www.utfpr.edu.br









Receber respostas por email


  • terça-feira | 18/03/2014 | Leandro

    Quero fazer Engenharia da Computação mas estou em duvida entre a UTFPR de Curitiba e a UFMS. Qual a melhor?

  • terça-feira | 08/07/2014 | anônimo
    0 0

    Caro Leandro, não conheço a UFMS mas estudei na UTFPR e sei que ela possui qualidade indiscutível em termos de formação. Se optar por ela certamente não se arrependerá! Procure entrar em contato com alguém que tenha se formado na UFMS para saber sobre o seu conceito. Procurar se informar com os empregadores da região sobre a opinião deles a respeito da escola também seria uma boa!

  • sexta-feira | 30/08/2013 | Márci...

    Sem o sisu nao posso me inscrever entao apenas com enem ?

  • sexta-feira | 20/09/2013 | Adriano Lesme
    1 0

    Olá. O SiSU não é uma prova. Você faz o Enem e depois se inscreve no SiSU com o número de inscrição do Enem.

Brasil Escola nas Redes Sociais