Cadastre-se

A árdua tarefa de alimentar-se bem

Por Adrielle Lopes de Souza
 
Há um ditado indiano que diz: “Você é aquilo que você come”. Sendo assim, por que as pessoas ainda mantêm o lamentável hábito de alimentar-se de forma equivocada? É graças à alimentação que nos tornamos pessoas mais saudáveis, dispostas e felizes. Então, qual o motivo que nos prende a continuar ingerindo alimentos desnecessários ao nosso organismo ou por excesso ou por falta daqueles que são indispensáveis?
Uma alimentação saudável significa antes de qualquer coisa, o equilíbrio e a harmonia entre os alimentos e o estilo de vida das pessoas que os consomem. Não basta apenas comer frutas e verduras. Alimentar-se corretamente vai além de dicas básicas como esta. A começar pelo ato da mastigação, o local, o horário, a duração até a finalização da ingestão, e o momento após a refeição, todos esses fatores são de suma importância para exercer a tarefa de comer corretamente. Entretanto, infelizmente, na maioria das vezes isso não é o que se percebe.
O cotidiano da maioria das pessoas é marcado pela ausência do tempo. Quem trabalha, geralmente não pode cozinhar em casa, então passa a alimentar-se na rua, mas isso não é o pior. O preocupante mesmo é notar que numa grande parcela dos restaurantes, as refeições mais consumidas são aquelas que não apresentam quase nenhum valor nutritivo ao ser humano. Outro exemplo do mau uso dos alimentos é percebido nas escolas: muitos estudantes preferem se deliciar em alimentos muito calóricos e pouco nutritivos. Não raro, fazem a opção de refeições rápidas, que só trazem malefícios à saúde.
Alimentar-se de maneira correta é menos complicado quando as pessoas se dão conta do valor inestimável que uma alimentação equilibrada pode apresentar em suas vidas. Portanto, apesar do apressado cotidiano que levam, é preciso ter tempo para escolher os alimentos que estão no centro da pirâmide alimentar (alimentos reguladores) os quais fornecem melhor rendimento e funcionamento orgânico, além de, acrescentar alguns minutos para cada refeição do dia. Certamente o ditando indiano fará sentido a partir de então.
 Pirâmide alimentar, referência para uma alimentação saudável
Pirâmide: é importante ter tempo para escolher os melhores alimentos






Receber respostas por email


  • domingo | 25/11/2012 | Natural Saud&a...

    Proteína isolada de soja, rico em fibras, que pode ser ingerido por crianças e adultos. Ótima opção para quem precisa manter peso ou reduzí-lo, substituindo até duas refeições diárias. ?Já para quem quer ganhar massa muscular, deve-se acrescentar duas porções a sua dieta diária.?Possui todas as vitaminas, carboidratos, ácidos graxos, proteína pura de soja, aminoácidos (inclusive os essenciais) e sais minerais. Contém proteína de soja com vitaminas do complexo B( B1,B2,B6,B12 e ácido fólico), A, C, D e E, além dos minerais: cálcio, sódio, fósforo, zinco, magnésio, cobre, potássio, ferro, selênio, cromo e iodo.?Sabore baunilha, pode ser misturado com frutas, sucos, água e/ou leite. 525 g R$75,00 - www.naturalsaudavel.com.br Curta nossa pagina no facebook http://www.facebook.com/naturalsaudavelbr

Brasil Escola nas Redes Sociais