A escola tem futuro?

Por Adrielle Lopes de Souza

Imprimir
Texto:
A+
A-
PUBLICIDADE

Sala de aula tradicional

A escola sempre teve um papel fundamental na sociedade. Um destaque especial é dado para os indivíduos que freqüentam as salas de aula, e isso faz toda diferença em todos os momentos nos quais eles se confrontam com algum ramo social. Dizer que a escola não tem futuro é um tanto quanto pessimista. Afinal, o futuro dependerá da educação que as pessoas recebem no presente. Portanto, investir na escola é a saída mais eficaz para se construir um futuro promissor.

As novas tecnologias, aliadas aos interesses de modernas comunicações, de forma rápida e precisa, aparentam uma espécie de conhecimento praticamente instantâneo. No entanto, nenhum desses meios auxilia tanto o aluno quanto a presença do professor e a experiência da convivência em grupo, num espaço onde todos são tratados de forma igualitária e onde se podem questionar e criticar os pontos de vistas, apresentando a sua própria opinião a respeito de determinado assunto. Em outras palavras, ainda que a tecnologia avance a tal ponto de levar informações para os seres humanos com a máxima eficácia possível, mesmo assim haverá a necessidade de se estar presente num ambiente escolar.

É na escola onde os indivíduos desenvolvem habilidades relacionadas ao companheirismo, ao trabalho em equipe, espírito esportivo, força de vontade. Não somente o conhecimento técnico, mas acima de tudo, a convivência. Isso, nenhum meio de comunicação, por mais moderno e prático que seja, será capaz de oferecer. Bem como a indispensável presença do professor, embora este fato não signifique que ele não deve acompanhar o avanço da tecnologia, submetendo-se a ensinar nos padrões tradicionais da escola. Pelo contrário, é responsabilidade do professor acompanhar a modernidade e permitir que seus alunos usufruam o máximo do potencial dessas tecnologias.


Sala de aula digital

Entretanto, sem o apoio de políticas públicas voltadas para a educação de qualidade, é inevitável o fadado futuro da escola. Não há como manter um ensino de qualidade, em pleno século 21, se as normas educacionais continuam imutáveis desde os séculos passados. A escola deve acompanhar a modernidade, aproveitá-la de forma saudável e também modernizar-se, sem deixar de lado sua essência. Somente assim, o futuro da escola será uma realidade muito bem vinda para todos nós.

Veja o perfil de Adrielle Lopes

Conheça o Canal do Educador do Brasil Escola