Engenheiro Aeroespacial

O que você não sabia sobre a engenharia e as exigências de evolução para seguir à frente
Por Adriano Lesme

Ron é Diretor de Sistemas de Potência Auxiliar da Honeywell Aerospace
Ron é Diretor de Sistemas de Potência Auxiliar da Honeywell Aerospace
Imprimir
Texto:
A+
A-
PUBLICIDADE

O que vem à sua mente quando você pensa em engenheiros? Quando meu pai era vivo havia uma generalização de que todos os engenheiros carregavam uma régua de cálculo. No início da minha carreira, as calculadoras eram itens populares para se ter nas mãos. Qualquer objeto que venha inicialmente à sua mente, provavelmente demonstra um equívoco comum relacionado aos engenheiros.

O fato é que os engenheiros são pessoas dinâmicas, que também são grandes líderes, comunicadores e pessoas de negócios. Não só somos responsáveis por projetar e desenvolver as mais recentes e inovadoras tecnologias, bem como somos capazes de entender o que nossos clientes precisam e gerenciamos a produção, até sua conclusão para uma entrega bem sucedida.

A competência na visão dos negócios é cada vez mais importante para os engenheiros. Tornou-se imperativo para um profissional da área ser capaz de entender como funciona um negócio, pois isso ajuda a melhorar o seu pensamento crítico e suas habilidades na tomada de decisões que podem, por consequência, ter um impacto positivo no negócio.

Por liderar um grande departamento de engenharia, sempre digo para minha equipe que eu gostaria que ela fosse genuinamente curiosa sobre como o negócio funciona, como podemos ganhar dinheiro, e como nossas decisões impactam a capacidade da empresa ser bem sucedida e competitiva.

Contar com uma grande e dedicada equipe de engenheiros que englobe essas características é muito importante para as empresas. Estas características nos ajuda a conduzir nossa liderança em inovação e fornecimento de produtos e serviços tecnicamente ricos para os nossos clientes, o que acaba tornando os negócios mais seguros e eficientes. Meus 30 anos na Honeywell proporcionaram a oportunidade de aprender essas habilidades através de múltiplas atribuições de trabalho, seja em engenharia, na cadeia de suprimentos e na gestão de marketing e de produtos. Ao desempenhar esses papéis pude melhorar minha compreensão sobre como a nossa empresa trabalha, além de ter ajudado a desenvolver minhas habilidades de liderança e comunicação, trabalhando com meus mentores, interagindo com equipes internacionais, falando com clientes e fornecedores, e me apresentando em diversos fóruns e reuniões.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Agora, quando contratamos novos engenheiros, não consideramos somente o bom desempenho do candidato no que diz respeito ao seu ofício, mas também buscamos saber sobre suas experiências de trabalho durante a universidade, seus interesses pessoais, além de trabalhos paralelos que ele tenha desenvolvido na área de negócios e gerenciamento de projetos. Estas “conquistas adicionais” demonstram a capacidade do indivíduo de assumir postos de liderança e como ele interagiria com os clientes da Honeywell. Como a indústria aeroespacial evolui a cada dia e se torna cada vez mais competitiva, as expectativas ligadas aos engenheiros também se tornaram mais abrangentes.

Para se tornar um engenheiro aeroespacial de sucesso é necessário trabalho duro, voltado para um esforço significativo, além do compromisso de permanecer focado em tecnologias que requerem anos de pesquisa e desenvolvimento para entrar em operação. No entanto, não há nada mais gratificante do que caminhar na linha de produção e ver os produtos que estão sendo construídos e enviados, e que você contribuiu durante anos para o seu sucesso, e depois ver estes produtos a bordo das aeronaves de um cliente, realizando o trabalho que você projetou e contribuindo para o sucesso do negócio. 

Da próxima vez que você pensar em um engenheiro, lembre que eles não têm, necessariamente, aqueles protetores de bolso, cheios de canetas, e que eles só sabem desenhar e construir componentes complexos. Somos um grupo diversificado de pessoas envolvidas e entendidas de negócios, que resolvem problemas e oferecem valor para o usuário final. Além disso, alguns de nós são até faixa preta em Tae Kwon Do, não se destacando apenas no trabalho, mas também no ringue.

E se você, ou alguém que você conheça, está considerando seguir carreira na engenharia aeroespacial, saiba que este é um trabalho diversificado e gratificante, que irá enriquecer suas habilidades não só na prancheta, mas para toda a vida que está por vir.

Por Ron Rich, Diretor de Sistemas de Potência Auxiliar (APU) da Honeywell Aerospace