Cadastre-se

Químico

Por Líria Alves de Souza
 


Químico em seu ambiente de trabalho

O Químico é o profissional que utiliza as propriedades químicas das substâncias para criar novos produtos, melhorar processos industriais, produzir cosméticos e medicamentos, além de realizar pesquisas em áreas tais como energia, desenvolvendo novos combustíveis.

Há 3 caminhos que o químico pode seguir na sua carreira: química industrial, química pura e aplicada e Licenciatura. Na Química Pura e Aplicada, o químico irá atuar exclusivamente no campo de pesquisa, investigando novas substâncias, suas propriedades tóxicas e energéticas. Na carreira de Licenciatura, o químico poderá ministrar aulas em escolas e universidades.

Neste contexto iremos destacar o trabalho de um Químico Industrial que, além da pesquisa, aborda a análise e os resultados.

Diante da pesquisa ele tem a oportunidade de ampliar os recursos usados na obtenção de um determinado produto. A Indústria petrolífera utiliza químicos pesquisadores para avaliar o petróleo extraído e dar a ele as possibilidades de utilização, que dependem da análise de densidade, composição e propriedade combustível (de queima).

A análise é a confirmação do que foi pesquisado. Na Indústria de cosméticos é de fundamental importância a análise das substâncias a serem utilizados na composição de batons, cremes, loções, xampus, etc. É através de análises químicas que são verificadas a consistência, umidade, coloração, textura, cheiro, enfim, todos os aspectos que fazem um cosmético tornar-se um sucesso diante de um público exigente. É o que se conhece por controle de qualidade do produto, essa é uma tarefa para o químico responsável.

Os resultados aparecem como certificação do que foi proposto e analisado. A Indústria de laticínios utiliza análises de acidez no leite para averiguar seus aspectos qualitativos e o resultado influi diretamente sobre a qualidade de seus derivados. Se um leite não apresenta pH ideal, ele não é considerado útil, o químico então comunica a direção do estabelecimento para que o mesmo seja descartado.

Diante deste exposto podemos perceber que o químico tem grande responsabilidade nas mãos, cabe a ele parte da aceitação de um produto no mercado competitivo.

E não é só isso, o descarte de materiais durante a fabricação e após o uso de tal produto é também uma preocupação para o químico. Diante dos altos índices de poluentes que acometem rios, lagos e nossa atmosfera, o químico tem a oportunidade de controlar os resíduos químicos lançados pela Indústria onde trabalha e dessa forma se tornar um aliado na luta pela preservação ambiental.

Veja mais!
Dia do químico
Escolha a profissão químico







Receber respostas por email


  • quinta-feira | 24/04/2014 | Rayane Beatriz

    Essa explicação é só para o vestibular?Eu sou do 9 ano...

  • sexta-feira | 25/04/2014 | Dayse Luan
    0 0

    Olá Rayane, não entendi a pergunta. No texto acima o autor explica como é sua profissão.

  • sexta-feira | 26/10/2012 | Davson Silva

    O artigo me ajudou muito. Mas também gostaria de obter informações obre o campo de mercado atual do profissional químico, como média salarial inicial, onde atuar, crescimento, etc. Grato

  • quarta-feira | 31/10/2012 | Adriano Lesme
    0 0

    Olá, Davson. Leia este artigo: http://vestibular.brasilescola.com/guia-de-profissoes/quimica.htm

Brasil Escola nas Redes Sociais